Entrevista com M. V. Profª. Alessandra de Castilho



Alessandra de Castilho 



Natural de Uberlândia-MG, atualmente reside em Uberaba-MG e ministra as disciplinas de Farmacologia e Terapêutica Veterinária na Universidade de Uberaba (UNIUBE).  Formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com especialização em Patologia Clínica Veterinária pela UNIUBE; aperfeiçoamento em Cardiologia Veterinária pela UNESP - Jaboticabal e mestranda em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

UniubeMedVet: Você sempre quis ser veterinária? Passou por alguma experiência que a marcou e instigou-a a fazer veterinária? 

Alessandra de Castilho: Assim como quase toda criança, que ama os animais, sempre quis ser Médica Veterinária e cuidar dos animais. 

UniubeMedVet: Como surgiu a oportunidade de trabalhar na Universidade de Uberaba? 

A. C.: Fiz estágio no fim da minha graduação e em alguns meses depois, em 2001, já estava contratada como Médica Veterinária de pequenos animais do Hospital Veterinário de Uberaba, onde permaneci durante mais ou menos 8 anos até surgir a oportunidade da docência. 

UniubeMedVet: Em sua opinião qual é o grande diferencial atrativo do nosso curso? 

A. C.: O curso de Medicina Veterinária conta com uma gama de professores bem preparados, além da excelente estrutura de aulas práticas, auxiliando ainda mais na formação do futuro profissional seja na área de pequenos ou grandes animais bem como silvestres. 

UniubeMedVet: A seu ver, qual é a importância do HVU para o curso de Medicina Veterinária? 

A. C.: O HVU tem papel muito importante na formação, pois nele há o contato direto com clientes, pacientes, residentes, veterinários contratados além dos professores de cada área. 

UniubeMedVet: Qual é a importância da Farmacologia para o desenvolvimento da Medicina Veterinária? 

A. C.: A Farmacologia é muito importante na Medicina Veterinária, pois com esta ciência há a possibilidade de tratamento ou cura de algumas patologias. A Farmacologia Veterinária vem crescendo com o surgimento de novas drogas que antes havia apenas formulação humana, além do surgimento de farmácias de manipulação veterinária. 

UniubeMedVet: Você acredita que o profissional apenas graduado já está perdendo campo para os que fazem uma formação continuada, seja ela stricto ou lato sensu

A. C.: Acredito que atualmente com tantas ofertas de formação continuada, é imprescindível a realização na área de interesse, pois além de enriquecer o currículo, torna o aluno ainda mais preparado para o mercado de trabalho. 

UniubeMedVet: Para finalizar, deixe seu recado aos ingressantes e para os alunos que já fazem parte do curso. 

A. C.: Aos ingressantes desejo que gostem do curso e que se dediquem ao máximo, e aos alunos que fazem parte do curso, que continuem se empenhando para se tornarem excelentes profissionais.

2 Respostas.

  1. Unknown disse:

    Bom trabalho professora!

  2. Unknown disse:

    Bom trabalho professora!

Deixe sua opinião