Calcário calcítico na avicultura

   O calcário calcítico é utilizado largamente na avicultura por sua influência na qualidade e resistência da casca dos ovos, sendo uma opção segura e de baixo custo, como fonte de cálcio na dieta das aves e até mesmo de outras espécies animais de produção.
   A casca do ovo atua como uma proteção do embrião e deve ser suficientemente resistente para resistir os impactos da postura, coleta, classificação,transporte até alcançar o consumidor e ainda como proteção à saúde alimentar, pois ovos com cascas de baixa qualidade representam um potencial risco de infecção bacteriana.
   O cálcio é essencial principalmente na formação e manutenção óssea, contudo quando as aves estão em postura, uma parte  considerável do cálcio da dieta é revertido para a formação da casca dos ovos. Tendo assim na dieta desta grande importância tanto que confere em torno de 4% da dieta visto que na avicultura de corte apenas de 1,18-1,28%. Essa grande requisição se deve ao fato de a casca do ovo ter por volta de 2,3g de cálcio por unidade.

   Pesquisas observaram que o aumento no consumo de cálcio na dieta resultou em ovos com cascas mais resistentes, contudo o excesso possui um efeito adverso sobre o consumo de ração e produção de ovos por conta de tornar a dieta menos palatável. Esse excesso também pode interferir na disponibilidade de outros minerais como o fósforo, manganês e zinco.
    Existem diversas formas disponíveis de calcário calcítico sendo de grande importância que seja levado em conta à granulometria do calcário, pois influência a qualidade externa do ovo, por partículas maiores permitirem a liberação e a absorção do cálcio de forma progressivamente assim disponibilizando-o durante todo o processo de formação da casca sem necessitar de deposição óssea e depois retirada, levando a economia de energia. As recomendações são variadas, porém uma recomendação prática é de usar 50% de calcário com 2 a 3 mm de DGM e o restante com aproximadamente 0,50 a 0,70mm de DGM, na sua forma em pó.

Bibliografia:
Junqueira, Otto Mack. O cálcio e a ave de postura: A hora do ovo. Disponível em:www.ahoradoovo.com.br.
Sá,Luciano Moraes;Gomes,Paulo Cezar;Rostagno,Horacio Santiago et all.Exigência nutricional de cálcio para frangos de cortes, nas fases de crescimento e terminação. Revista brasileira de zootecnia,vol33,n2,Viçossa,Mar/Apr 2004.
Murata,Luci Sayori;Ariki,Joji;Santana,Angela Patricia et all. Níveis de cálcio e granulometria do calcário sobre o desempenho e a qualidade da casca de ovos de poedeiras comerciais.Biotemas,22:103-110,Março 2009.


11 Respostas.

  1. Unknown disse:

    Excelente reportagem, de fácil entendimento parabéns

  2. Unknown disse:

    Excelente reportagem, de fácil entendimento parabéns

  3. Unknown disse:

    Muito bem explicado muito boa a matéria parabéns.

  4. Unknown disse:

    Muito bem explicado muito boa a matéria parabéns.

  5. Anônimo disse:

    Ração canina que possui calcario calcitico é boa ?

  6. Unknown disse:

    Desculpe minha ignorância, mas porque não o Dolimítico?
    E qual a porcentagem de calcário em 100 kilos de rasão?

  7. Unknown disse:

    Boa noite , valcaric calcitrico vence?

  8. Unknown disse:

    Urgentemente, informe onde comprar Calcáreo Calcítico, porque as rações prontas vem com hormônios...

  9. Unknown disse:

    Como usar o calcitico,qual a pocentagem que se deve usar na ração?

  10. Unknown disse:

    Quanto de calcário calcítico cola em 40kl ração pronta

  11. Unknown disse:

    Onde comprar pela internet , calcário calcítico?

Deixe sua opinião