Entrevista com o Diretor do Curso de Medicina Veterinária da UNIUBE - Dr. Eustáquio Rezende Bittar





Nome: Eustáquio Rezende Bittar 

Idade: 43 anos 

Naturalidade: Anápolis - GO 

Formação: Médico veterinário, com mestrado em Nutrição de Não Ruminantes pela UFLA - Universidade Federal de Lavras, doutorado em Bioquímica e Imunologia pelo Departamento de Ciências Biológicas da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão de Negócios pela UNIUBE – Universidade de Uberaba. 

Tempo de profissão: 17 anos 


Entrevista concedida aos membros Rafaella Cristina Caetano e Thaís Ayumi Fujimoto.


Uniube Med Vet: O foco do blog é mostrar a grande importância da medicina veterinária para a humanidade, apresentar o curso, trabalhos publicados por professores e alunos, e as varias áreas que o médico veterinário pode atuar. Você como médico veterinário hoje, por que escolheu trabalhar a favor da saúde animal? 

Eustáquio R. B.: Eu entendo que a saúde animal tem uma relação muito grande com a saúde humana e o bem-estar da humanidade, visto que muitas doenças dos humanos podem ser evitadas com o bom trabalho e responsabilidade do médico veterinário. Além disso, tem o amor à profissão e aos animais que me motivou a escolher a minha profissão e me motiva até hoje. 

Uniube Med Vet: De acordo com a grande poetisa goiana, Cora Carolina, “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Nas salas de aula você ministra o conteúdo de Bioquímica Animal e Biofísica I, do que se trata? E por que escolheu isso? 

Eustáquio R. B.: A bioquímica animal e biofísica I têm como foco mostrar como os aspectos químicos e físicos interferem no sistema biológico, por exemplo, como os alimentos que são digeridos podem ser transformados em pequenas moléculas capazes de suprir a necessidade das células que compõem o ser vivo e manter a sua vida. Eu decidi dar aula desses componentes porque sempre tive muita facilidade e me identifiquei desde o início do meu curso de graduação, onde fui monitor da disciplina de Bioquímica. Depois fiz mestrado em nutrição, mas estudando os aspectos bioquímicos que envolvem a área e doutorado em bioquímica na área de enzimologia e fisicoquímica de proteínas. Eu entendo que a Bioquímica é a base para um bom estudo e entendimentos de saúde e dos sistemas biológicos. 

Uniube Med Vet: Você sendo professor e diretor de um curso tão renomado em uma universidade que prepara cidadãos capacitados para o mercado de trabalho, como se sente com tanta responsabilidade? Espírito de liderança e trabalho em equipe é o segredo? 

Eustáquio R. B.: Me sinto bem, porque eu acho que a responsabilidade é algo inerente ao trabalho, qualquer que seja ele, e não ao cargo que se ocupa. Portanto, encaro de forma natural esta responsabilidade. Não existe um trabalho de maior ou menor responsabilidade. Eu acho que qualquer trabalho tem que se ter responsabilidade. Se existe um segredo, este é o respeito pelas pessoas, tanto com os professores, colegas de trabalho, funcionários da universidade em geral e alunos. 

Uniube Med Vet: Diante da quantidade de alunos que ingressam no curso de Medicina Veterinária na nossa universidade, e a quantidade de médicos veterinários que formam por ano, qual o seu ponto de vista? 

Eustáquio R. B.: Eu entendo que a profissão de médico veterinário é muito importante para a saúde animal, humana e para o País como um todo, por isso, a grande procura pelo curso, mas nem todos têm essa visão. A população de modo geral, ainda não entende a real importância da profissão. O Brasil é um país de natureza agropecuária, e o agronegócio cada vez mais se intensifica e exige profissionais competentes e qualificados. Portanto, o mercado é promissor e há emprego para todos que têm uma boa formação e que não negligenciam a qualificação de forma continuada. 

Uniube Med Vet: Deixe sua mensagem ou um recado para os médicos veterinários e os futuros, ressaltando a importância da saúde animal. 

Eustáquio R. B.: Exerça sempre sua profissão com amor e respeito aos animais e a sociedade. O reconhecimento profissional vem da sua competência, dedicação e seriedade.


A direção do blog agradece pela entrevista concedida e pelo apoio ao blog e parabeniza o Profº Eustáquio pelo excelente trabalho à frente da direção do curso.

Foto: Thaís Fujimoto

3 Respostas.

  1. Larissa Beatriz Pereira disse:

    Ah que gracinha!!!! hauhauha Brincadeiras a parte, mas tenho orgulho de ter o Professor Eustáquio como diretor do curso.

  2. Alvaro disse:

    É isso ai chefe... rsrsrsrs... parabéns galera do blog... Abs

  3. Unknown disse:

    Somente comentários identificados serão publicados.

    A direção.

Deixe sua opinião