Hidroterapia





A hidroterapia consiste no uso da água como forma de tratamento, terapia. Para os animais normalmente as formas aplicáveis são a natação e a esteira aquática.

Esta técnica promove diversos efeitos benéficos nos animais, desde fisiológicos até psicológicos. Tendo em vista que na água reduz-se o peso do animal e o impacto do exercício, obtemos as vantagens desta terapia.

A terapia na água promove aumento na circulação, diminuição da dor, aumento da flexibilidade e mobilidade, fortalecimento de tônus muscular e ainda um grande incremento no equilíbrio, coordenação e manutenção de postura. Um animal paralisado dos membros posteriores, por exemplo, na água ganharia mobilidade e possibilidade de realizar diversos exercícios que em solo seriam impossíveis.

Além disso, a água também funciona como um ótimo estímulo sensorial e proprioceptivo, e que complementa perfeitamente a terapia de nosso paciente.

A água aquecida promove o relaxamento muscular e aumento de circulação, ajudando muito em contraturas, alívio de dor e relaxamento geral do animal.

Os efeitos psicológicos não podem ser descartados. O próprio alívio da dor já promove o bem estar e melhoria da qualidade de vida, mas com certeza a mobilidade que o animal ganha na água faz com que adquira a confiança e a independência muitas vezes necessária para voltar a andar. Em muitos casos, o animal tem medo de apoiar uma pata por trauma psicológico com a mesma, e na água perde este medo apoiando espontaneamente.

Por fim, a hidroterapia pode ser usada como um artifício para promover o emagrecimento e fitness do animal. A perda de calorias é considerável, um programa de emagrecimento e fortalecimento tem grandes avanços utilizando-se a água.

  • Hidroesteira (esteira na água): animal se exercita na água, estimulando o tato e a coordenação motora com mínimo impacto sobre as articulações. Usada também para melhorar a resistência, mobilidade, condicionamento e aumento da queima de calorias. A temperatura da água, velocidade e inclinação da esteira são determinadas de acordo com a necessidade específica do paciente.
  • Esteira Seca: usada para exercícios de fortalecimento muscular, perda de peso, coordenação motora e resistência física. 
  •  Imersão Total ou Natação: nesta modalidade, com exceção da cabeça, o corpo encontra-se submerso e o animal não tem apoio no piso, portanto tem que movimentar constantemente os membros para manter-se na superfície. Como a caixa torácica fica totalmente submersa, a pressão exercida pela água torna-se um obstáculo para expansão da mesma, aumentando o esforço durante a inspiração. A compressão abdominal também aumenta a pressão das vísceras sob o diafragma. Assim, a natação favorece o trabalho respiratório, que pode aumentar em até 60%. Com o corpo submerso, também haverá maior pressão sobre os vasos sanguíneos periféricos, forçando o sangue a se concentrar mais na circulação central. Isso leva a um aumento do débito cardíaco, favorecendo o sistema circulatório. É um excelente exercício para os animais atletas, pois favorece muito o sistema cardiorrespiratório sem sobrecarregar as estruturas do aparelho locomotor.




Fonte: http://www.cavaloatleta.com.br/home/conteudo/207/3913/Saiba-Mais--Hidroterapia

Deixe sua opinião