Neste sábado, dia 27 de outubro, a turma 1 da disciplina Bovinocultura de Corte, da XXVIII Turma da Medicina Veterinária da UNIUBE, visitou a fazenda Rancho da Matinha.
Localizada nas proximidades de Uberaba-MG, a fazenda se destaca como uma das maiores melhoradoras do gado Nelore do Brasil. Segundo as palavras do próprio Luciano Borges Ribeiro, proprietário, "O Nelore da Matinha é criado e selecionado a pasto, priorizando as características de maior interesse econômico. Todos os animais são submetidos a constante avaliação, por equipe técnica de alto nível, apoiada pelo PMGNR(USP). Tal prática nos possibilita ter detalhada radiografia de todo nosso plantel, com total conhecimento dos pontos fortes e fracos de cada animal. Estas informações tornam possível e seguro programar os acasalamentos de forma técnica e racional, o que garante a constante e sólida evolução da qualidade genética de nosso rebanho.
Assim, nossos produtos são resultado de seleção permanente e objetiva, possuem e transmitem suas excelentes qualidades para habilidade maternal, ganho de peso, precocidade para reprodução e acabamento de carcaça.".
A visita foi realizadas como parte obrigatória da matéria Bovinocultura de Corte, ministrada pelo M. V. Marcos Brandão Dias Ferreira, doutor em Reprodução Animal.
Os alunos assistiram uma palestra sobre a Trajetória do Nelore na Matinha, ministrada pelo zootecnista Thiago Lopes e conheceram os animais que estavam na fazenda
Confira abaixo algumas fotos:
bela reportagem...